Dermatite seborreica: tudo o que você precisa saber

A dermatite seborreica – também chamada de eczema seborreico e conhecida popularmente como “caspa” – é uma doença bastante comum. Trata-se de uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença contagiosa, tampouco causada por falta de higiene, e por isso a informação é tão importante. Além disso, pode causar muito desconforto e coceiras, motivo pelo qual o tratamento é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Dermatite seborreica: o que é 

A Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. 

É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. 

A presença do fungo Malassezia leva à doença. Já a dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta láctea, é uma condição inofensiva e temporária, na qual aparecem cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo dos bebês. 

Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. Tanto em adultos quanto em bebês. 

Sinais e Sintomas

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

  • oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • escamas brancas que descamam – caspa;
  • escamas amareladas que são oleosas e ardem;
  • coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
  • leve vermelhidão na área;
  • possível perda de cabelo.

Esta dermatite pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente, se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.

Prevenção

Não existe uma forma de curar a dermatite seborreica. Entretanto, podemos ter um melhor controle das crises com um tratamento contínuo, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo do couro cabeludo. 

É necessário seguir o  tratamento correto, o que irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, bem como alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como má alimentação, estresse, tabagismo e consumo de bebida alcoólica. 

Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de se vestir; não usar bonés com frequência; controlar o estresse físico e mental e a ansiedade; retirar completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça.

Xampus para dermatite seborreica

Os melhores xampus para tratar a dermatite seborreica são os anticaspa, que contém ingredientes específicos para tratar o problema. O xampu correto para você deve ser indicado pelo seu dermatologista. Geralmente, este tipo de produto contém: agentes detergentes, antifungicos, corticoides e outros. 

MMP®️capilar para Dermatite Seborreica 

Para casos severos da Dermatite Seborreica podem ser realizadas aplicações de medicamentos dentro da pele do couro cabeludo com auxílio de uma máquina de microagulhamento eletrônico.

Pomada para dermatite seborreica

O dermatologista pode também prescrever pomadas antifúngicas que combatem a proliferação do fungo Malassezia. Geralmente, é realizado um tratamento de manutenção prolongado para estabilizar as manifestações da doença, visto que não há cura. 

Agende uma avaliação na CBV Clínica

Para agendar o seu horário, você pode preencher o formulário abaixo ou entrar em contato conosco via WhatsApp.

Sobre o
Autor

Dr. Leonardo

Almeida

Especialista em

doenças de pele

CRM-MG 69784

Publicações
Relacionadas