Tem preferência por ouvir o conteúdo? Use o nosso player exclusivo e escute o conteúdo na íntegra!
A blefaroplastia cirurgica é usada para remover o excesso de pele das pálpebras, mas isto não quer dizer esta é a única alternativa para o combate à flacidez da região. Felizmente, hoje em dia, podemos contar com um procedimento confortável e não invasivo: a blefaroplastia a laser que, na verdade, é um termo popular para um procedimento feito com jato de plasma fracionado.
Neste artigo, contamos a você como funciona a blefaroplastia não cirúrgica, como é feito o procedimento com laser, os custos, as vantagens e desvantagens. Assim, você pode comparar os dois e perceber qual é o melhor para você!
Blefaroplastia cirúrgica e blefaroplastia a laser: como funcionam os procedimentos
Com o passar dos anos, é normal que a pele perca grande parte da sua firmeza, devido a perda de colágeno e água. Geralmente, este processo começa a ser evidente primeiro no rosto e especialmente nos olhos, pois a pele da pálpebra é a mais fina do corpo humano.
Além do envelhecimento, outros fatores aceleram o caimento das pálpebras, como a genética, desidratação da pele e até noites mal dormidas, que intensificam a produção de radicais livres e, assim, aceleram a oxidação das células. Como consequência, podem haver desconfortos estéticos e até mesmo funcionais, quando atrapalham o campo de visão do paciente.
Ambos os procedimentos promovem rejuvenescimento da àrea, porém, são diferentes quanto a maneira de execução e, consequentemente, quanto a recuperação. Para que você perceba os prós e contras de cada um, vamos explicá-los separadamente.
Blefaroplastia cirúrgica
Conhecida também como “cirurgia plástica de pálpebras”, a blefaroplastia é usada para tratar as pálpebras inferiores e superiores, para fins estéticos ou funcionais.
O objetivo pode ser retirar o excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, bem como remover bolsas de gordura ao redor dos olhos. Antes do procedimento, são feitas marcações detalhadas na região, para mensurar quanto de pele e gordura deverão ser removidas.
A Blefaroplastia é feita em ambiente hospitalar ou clínica especializada. A anestesia é local com sedação. Ao final, podem ser colocadas gazes molhadas com soro fisiológico para melhorar o inchaço e edemas. Podem haver cicatrizes.
Cirurgia de pálpebras: recuperação
Como são feitas suturas e incisões, é preciso aguardar alguns dias para a retirada dos pontos. Sintomas como sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento ou sensação de secura ocular são comuns nas semanas posteriores à cirurgia. Geralmente, o paciente precisa se afastar de suas atividades por cerca de uma semana.
Blefaroplastia a laser
Apesar de chamado de “blefaroplastia a laser”, o procedimento é feito a partir da emissão de um jato de plasma fracionado, que promove o rejuvenescimento das pálpebras sem cortes. E se você está se perguntando “o que é jato de plasma”, te convidamos para pequeno passeio na memória. Vamos, juntos, relembrar as aulas de física do colégio?
Líquido, gasoso, sólido e plasma. Estes são os quatro estados da matéria. O plasma é formado quando uma substância, em seu estado gasoso, passa por um aquecimento tão elevado que supera a energia de ligação e mantém os elétrons no núcleo.
Com isso, a substância se torna uma condutora de eletricidade e calor. Essa corrente elétrica de alta frequência promove uma espécie de queima do tecido da pele, ao mesmo tempo em que ele é removido e cauterizado, sem a necessidade de encostar diretamente no local.
Dentre as principais tecnologias usadas para este tratamento, apresentaremos o Plasmage,® a última geração entre os equipamentos de jato de plasma fracionado.
Plasmage®: blefaroplastia não cirúrgica efetiva e confortável
O Plasmage® foi desenvolvido por uma empresa italiana, para tratar áreas delicadas com segurança, eliminando o excesso de pele. Assim como a cirurgia tradicional, antes do procedimento, o profissional faz uma marcação nas pálpebras, para delimitar os locais exatos para o tratamento.
Usando um gerador especial para produzir alta densidade de energia, a descarga elétrica do Plasmage® promove o aumento da temperatura em parte específica da pele, provocando a retração controlada do tecido. Tudo isso com o aparelho próximo à pele, sem tocá-la diretamente.
Mesmo se tratando de um procedimento não invasivo, utiliza-se um anestésico local, para um tratamento ainda mais confortável. Quanto ao número de sessões, isso será definido de acordo com a individualidade de cada paciente.
Recuperação – Plasmage®
Por se tratar de um procedimento sem cortes, não existem pontos, nem grande desconforto. É esperado que a área tratada com o Plasmage® fique um pouco vermelha, por cerca de dois dias.
Além disso, são formadas pequenas cascas de cicatrização, como se fossem feridas comuns. Elas se soltam naturalmente, deixando a pele ao redor dos olhos renovada e retraída, com efeito lifting.
Blefaroplastia cirúrgica e Blefaroplastia a laser: preço
À grosso modo, podemos dizer que existem diferentes “tipos de pálpebras”, tendo em vista a flacidez e as características de cada paciente em questão. Por isso, é fundamental que o médico avalie o paciente para passar um orçamento, em ambos os procedimentos.
No procedimento com plasma fracionado, este valor será construído a partir de uma avaliação personalizada, que pode variar de acordo com o número de sessões necessárias. Todavia, o custo, geralmente, é menor, quando comparado à cirurgia.
Afinal, qual é o melhor tratamento?
Seria antiético presumir que existe um tratamento melhor, já que isso precisa ser avaliado de maneira singular, principalmente tendo em vista o objetivo do tratamento. Todavia, principalmente para fins estéticos, acreditamos que o Plasmage® apresenta algumas vantagens:
- Não invasivo;
- Desconforto mínimo;
- Recuperação rápida;
- Sem sangramento;
- Sem cicatrizes;
- Anestesia tópica;
- Tratamentos rápidos;
- Menor custo comparado à cirurgia.
Agende sua avaliação na Clínica Bruno Vargas
Independente do procedimento escolhido, é muito importante que você procure um profissional experiente, sério e confiável para realizá-lo. Afinal, o tecido das pálpebras é extremamente sensível e a negligência para tratá-las pode levar à problemas estéticos e até ao mesmo a danos visuais.
Na Clínica Bruno Vargas, nosso compromisso é com a sua satisfação e, principalmente, com a sua segurança. Exatamente por isso, estamos muito felizes em trabalhar com o equipamento Plasmage®, já que os resultados são confortáveis e eficientes para nossos pacientes.
Para entrar em contato conosco, você pode preencher o formulário abaixo ou enviar uma mensagem via WhatsApp, clicando aqui.