Prefere ouvir do que ler? Use o nosso player de áudio e confira o conteúdo na integra!
Sabe aquelas manchas marrons que muitas vezes andam juntas e acumuladas? Tecnicamente, elas se chamam melanose ou lentigo, e são resultantes do excesso de radiação que incide sobre a pele durante a vida.
O melhor tratamento é, portanto, a prevenção. Todavia, quando já instaladas, existem muitas formas de clarear as manchas de forma rápida, satisfatória e segura. À seguir, você vai saber tudo sobre o assunto.
O que é melanose
As melanoses solares são manchas popularmente chamadas de “manchas senis”. Ficaram conhecidas por esse nome pois costumam aparecer com a idade, mas, na verdade, estão relacionadas à exposição solar. No caso, são mais comuns em pessoas mais velhas devido ao acúmulo de sol ao longo da vida.
Funciona assim: para se proteger da radiação ultravioleta, o organismo estimula a atividade dos melanócitos, que são as células produtoras de melanina. Ocorre, portanto, uma hiperprodução de melanina, que confere pigmento escuro à pele. Consequentemente, as manchas surgem.
As melanoses solares são lesões benignas, que não apresentam riscos para as pessoas. São mais comuns em áreas fotoexpostas, como o rosto, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros.
Pessoas de pele clara também são mais propensas. Os hábitos também influenciam no aparecimento das manchas. Pessoas que não se protegem e/ou aqueles que vivem em locais de maior incidência solar, por exemplo, podem ser mais afetadas.
Diferença melanose solar e melasma
Como você viu, a melanose aparece na pele devido à exposição solar. O melasma, por sua vez, tem forte relação com a incidência solar e é geralmente desencadeado por essa razão, mas é uma condição multifatorial.
No caso do melasma, as causas podem estar ligadas à predisposição genética, fatores hormonais, doenças e medicações. Aqui no blog, já falamos muito sobre a condição. Para saber tudo, é só clicar aqui.
Como evitar
Como mencionamos, a melanose solar é comumente chamada de “melanose senil” por um motivo muito claro: ela é o resultado de uma vida de exposição a radição solar e fontes artificiais de luz. Logo, o melhor tratamento é prevenir. Quanto antes você começar a cuidar, melhor.
Evite se expor ao sol com muita frequência
O contato com a radiação, seja ela emitida pela luz solar ou por luzes artificiais, estimula a produção de melanina, uma vez que essa é a proteína que protege a pele contra as agressões.
Assim, prevenir essa a melanose passa muito por resguardar-se em relação a essas fontes de luz.
Use protetor solar sempre
A aplicação deve ser feita várias vezes ao dia (a cada três horas, aproximadamente, e sempre que suar ou se molhar) e vale mesmo para dias nublados ou até chuvosos, porque no ambiente com claridade existe radiação e, consequentemente, pode ocorrer o aumento das manchas.
Também é recomendado associar esses cuidados com barreiras físicas para a luz, como o uso de chapéus, óculos escuros e sombrinhas.
Tratamentos: melanose
Quando a melanose solar já está instalada, as medidas acima ainda devem ser seguidas com disciplina para que não haja piora do quadro, mas não são suficientes para clarear as manchas. Nesse caso, alguns tratamentos para melanose, são:
Ácidos
Algumas medidas, como aplicar ácidos na superfície da lesão, podem ajudar a regenerar e clarear a pele. A concentração é indicada pelo dermatologista de acordo com as necessidades. Pode ser usada uma concentração menor em casa ou maior no consultório (peeling).
Luz Pulsada
A tecnologia da Luz Intensa Pulsada apresenta vários comprimentos de ondas em um feixe de luz único que é atraído pela melanina da pele. Com a aplicação dessa tecnologia, ocorre a lise de melanossomas por ação do calor.
Assim, a melanina é fragmentada em pequenas partículas e as células que contém melanina (melanócitos e queratinócitos) são danificadas. Esse processo é conhecido como fototermólise seletiva, pois o efeito fototérmico ocorre em cima das lesões pigmentares sem atingir o tecido adjacente.
Picoway
O picoway é uma tecnologia referência no clareamento de manchas. O laser mais rápido do mundo emite pulsos em picossegundos, provocando a microfragmentação da melanina sem agredir o tecido.
Com isso, ela se quebra em pedaços infinitamente menores do que por meio de outros equipamentos, e eles são naturalmente absorvidos pelo organismo. Assim, o processo de clareamento da mancha se torna mais ágil e efetivo.
O tratamento pode ser feito por pessoas de todos os tons de pele, inclusive as de fototipo alto, como as negras. Podem ainda ser associadas a outras tecnologias e técnicas, como o Lavieen e o drug delivery.
O Lavieen trabalha na camada mais superficial da pele, fazendo uma espécie de “varredura” que promove o clareamento de manchas e o aumento da firmeza da pele. A efetividade no clareamento de manchas é comprovado por estudos.
E como esse laser faz microperfurações na pele, torna-se possível associá-lo a técnica de drug delivery com clareadores e antioxidantes, na qual os ativos passam pelos microcanalículos e são entregues com precisão ao local necessário, garantindo uma absorção profunda.
Agende uma consulta na Clínica Bruno Vargas
Dr. Bruno Vargas é dermatologista há mais de 10 anos, com uma trajetória de muito estudo, ética e respeito. Atualmente, é CEO da Clínica Bruno Vargas, um espaço multidisciplinar de saúde, bem estar, estética e excelência, que une uma equipe experiente e tecnologias de ponta para melhor atender aos pacientes.
Para agendar sua consulta, você pode preencher o formulário abaixo ou clicar aqui. Você será encaminhado para o nosso WhatsApp.