Cirurgia de Blefaroplastia: Como funciona esse tratamento?

Você sabe para que funciona a blefaroplastia? No processo do envelhecimento, é natural que a pele das pálpebras perca sua elasticidade e sofra com o enfraquecimento dos músculos que a sustenta. Somado a isso, a força da gravidade e a genética, também, podem ser fatores agravantes para o acúmulo de pele ao redor dos olhos. 

Excesso de pele dobra sobre a região da pálpebra móvel (aonde se passa a “sombra”) levando a desconforto estético e às vezes até funcional (sensação de “peso” nos olhos). Já na inferior, provoca dobras e linhas de expressão, que podem, ainda, estar acompanhadas de bolsas de gordura. 

É justamente para essas queixas, tanto estéticas quanto funcionais, que indicamos a blefaroplastia, cirurgia de retirada das bolsas de gordura e excesso de pele da região ao redor dos olhos. Para entender como funciona, continue a leitura.  

Entenda como funciona a blefaroplastia 

Como mencionado, a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico, pelo qual podem ser retiradas bolsas de gordura e excesso de pele nas pálpebras. Existe, também, a possibilidade de se corrigir a musculatura orbital em casos de queda da pálpebra, chamada de ptose.  

O tratamento pode ser feito tanto na pálpebra superior, quanto na inferior, e a técnica também muda de acordo com o gênero do paciente. No caso dos homens, por exemplo, existe uma menor distância entre as sobrancelhas e as pálpebras, enquanto, na mulher, esse espaço é maior.  

A incisão é sempre feita respeitando o desenho anatômico das pálpebras, de forma a tornar a cicatriz quase imperceptível.  

Como é o pós-operatório?  

Temos uma ótima notícia para você! As pálpebras são uma região de boa cicatrização, o que caracteriza um pós-operatório normalmente tranquilo.  

Nos primeiros dois dias, são necessárias compressas de gelo, a fim de evitar a formação de hematomas. Essas compressas devem ficar no freezer ou na geladeira, e colocadas com a ajuda de um papel toalha ou lenços descartáveis para proteger a pele. 

Em 12 dias, os pontos são retirados, sendo necessários, apenas, proteção solar e utilização de óculos escuros. Atividades físicas leves são liberadas, conforme orientação do médico especialista.  

É comum sentir dor no pós-operatório? 

Não é normal sentir dor intensa. Sensação de “areia” e sensibilidade à luz são inerentes ao procedimento, porém incômodos muito fortes são sintomas que devem ser comunicados ao médico. 

Cirurgia de blefaroplastia: preço 

O preço da cirurgia de blefaroplastia depende de fatores como a indicação, as áreas feitas, o profissional escolhido e demais individualidades. Por essa razão, o ideal é agendar uma avaliação com a Dra. Juliana Barbi, oculoplástica e oftamologista, no qual serão passadas todas as orientações necessárias, bem como o valor da sua cirurgia.  

O que esperar do resultado? 

Depois da cicatrização, a blefaroplastia costuma trazer muita satisfação para os nossos pacientes. O olhar fica rejuvenescido, sem aquele aspecto cansado e, no caso das bolsas de gordura, sem a protuberância causada por elas. 

Além disso, nos pacientes em que associamos técnicas para a elevação da cauda da sobrancelha, nota-se um olhar mais arqueado, e para as mulheres, há uma grande felicidade devido ao realce da maquiagem, e também, pela diminuição do aspecto craquelado.  

Agende sua avaliação na CBV Clínica 

 
A CBV Clínica é composta por diferentes núcleos de atendimento, entre eles, o Núcleo de Oculoplástica, liderado pela especialista em cirurgia de pálpebras, Dra. Juliana Barbi. 

Contamos, ainda, com toda a estrutura para a realização da sua cirurgia, bem como o amparo necessário no pós-operatório, com toda a assistência e comunicação com a nossa equipe.  

Nos envie uma mensagem no WhatsApp e agende a sua avaliação.

Sobre o
Autor

Dra. Juliana

Barbi

Oftalmologista especialista em cirurgia palpebral

CRM-MG 47688 / RQE 27187

Publicações
Relacionadas