Prefere ouvir do que ler? Use o nosso player de áudio e confira o conteúdo na integra!
A flacidez no rosto é um dos efeitos “colaterais” mais comuns do envelhecimento. Com o avanço da idade e a diminuição da síntese de algumas substâncias importantes para a firmeza da pele e dos tecidos, os sinais ficam cada vez mais aparentes.
Se esse problema, de certa forma, te preocupa, fique tranquila(o), pois existem diversos tratamentos preventivos rejuvenescedores e não invasivos que podem ser realizados. Nesse post, você vai descobrir quais são eles, o que causa a flacidez e como prevenir esse efeito indesejado.
Entenda o que está por trás da flacidez no rosto
A flacidez no rosto é resultado de um processo natural da pele e dos tecidos, decorrente do envelhecimento. O surgimento está relacionado, principalmente, à queda na produção de colágeno, proteína que promove firmeza, sustentação e elasticidade à pele, e de ácido hialurônico, molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais.
Somada à flacidez de pele, o envelhecimento também afeta a camada muscular. No processo, ocorre a instalação da flacidez facial de origem muscular, ou seja, os músculos da face até então bem posicionados, graças ao tônus dos músculos elevadores preservados, sofrem descenso a favor dos vetores de tração impostos pelos músculos depressores e pela ação gravitacional.
Concomitantemente, os coxins de gordura – uma espécie de “saquinhos” de gordura que temos no rosto – perdem volume, comprometendo o revestimento facial e favorecendo a instalação de um aspecto mais esqueletizado ao rosto, com maior contraste entre as saliências e depressões faciais. Além da perda de volume, ocorre o deslocamento da gordura, modificando ainda mais o formato da face.
Cuidado todo dia: combate à flacidez antes e depois do envelhecimento
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Além disso, vale ressaltar que pessoas que tiveram um perda de peso drástica, que têm a pele clara e aquelas, ainda, que se expõem ao sol com frequência, principalmente sem a devida proteção, também são bastante afetadas.
De fato, a genética e o desgaste natural das células são fatores que não podemos mudar. No entanto, cultivar uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, fazer atividade física e usar protetor solar diariamente são determinantes para que esse processo seja atenuado.
Além disso, antioxidantes e alguns cremes para flacidez da pele podem ser indicados pelo seu dermatologista. Nesse caso, é imprescindível a avaliação dele, pois existem diferentes composições que variam de acordo com as características de cada pele.
Somando o acompanhamento médico aos cuidados básicos, você terá uma pele muito mais bonita e firme, o que ajudará a afastar ou controlar a piora da flacidez da pele. Ainda que seja indicado algum dos procedimentos que falaremos a seguir, os bons hábitos devem acompanhá-la durante toda a vida.
Procedimentos dermatológicos no tratamento para flacidez no rosto
Há anos o rejuvenescimento tem sido o maior pilar de investimento em pesquisas na área da dermatologista. Logo, estão disponíveis diversos tratamentos, cada um com suas particularidades e vantagens, para ajudar mulheres e homens que desejam combater a flacidez, melhorar o aspecto da pele e o formato do rosto. Confira as opções disponíveis.
Ultraformer III
O Ultraformer é um ótimo aparelho para flacidez no rosto. A tecnologia do ultrassom microfocado produz um efeito positivo no envelhecimento obtido por meio do reposicionamento dos músculos.
Quando aplicado, ocorre um processo inflamatório controlado numa camada conhecida como SMAS (envoltório muscular), e, assim, o músculo é reposicionado. Concomitantemente, é gerada a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele.
Preenchimento com ácido hialurônico
Como você viu no início da nossa conversa, um dos motivos pelos quais a flacidez do rosto ocorre é devido a perda de ácido hialurônico na pele e, também, pela redução e deslocamento da gordura superficial e profunda dos compartimentos da face.
O objetivo do preenchimento é repor a substância, tanto nas camadas da pele quanto nos “saquinhos” de gordura, restabelecendo o volume e a firmeza da face.
O ácido hialurônico é uma substância segura, pois é naturalmente produzida pelo organismo. A diferença já é notável logo após o procedimento, embora haja uma melhora gradual ao longo de 60 dias.
Bioestimuladores
Outra substância que mencionamos ao longo da nossa conversa foi o colágeno, proteína da firmeza que é perdida gradualmente com o passar do tempo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos, o corpo diminui sua produção.
Para combater tais efeitos de maneira eficiente e segura, os bioestimuladores de colágeno foram desenvolvidos. Sintetizadas em laboratório, essas substâncias são injetadas na pele e nos tecidos subjacentes, impulsionando a ação dos fibroblastos, células produtoras de colágeno. Eles auxiliam na recuperação de volume facial e melhoram a flacidez.
O melhor tratamento para flacidez no rosto é aquele pensado para você
Se você ficou animado(a) com o potencial rejuvenescedor dos tratamentos dermatológicos, te convidamos a agendar uma avaliação na Clínica Bruno Vargas. Por meio de um diagnóstico detalhado, nossos especialistas te ajudarão a encontrar o melhor tratamento para flacidez de rosto para você, tendo em vista as particularidades e necessidades da sua pele.
Para entrar em contato conosco, você pode preencher o formulário abaixo ou nos enviar uma mensagem, via WhatsApp.