Prefere ouvir do que ler? Use o nosso player de áudio e confira o conteúdo na integra!
A termoablação de safena é um dos tratamentos que representa a modernização de técnicas da medicina. Esse método, utilizado para tratar uma veia safena doente, é eficiente, seguro e minimamente invasivo.
Não é necessário internação ou repouso, e o paciente é liberado para casa imediatamente após o procedimento. Para saber tudo sobre como funciona a técnica e para quem é indicado, continue a leitura.
Para quem é indicado a termoablação de safena
Inicialmente, você sabe o que é a veia safena? Pois bem, as safenas são veias localizadas nas pernas e fazem parte da circulação superficial dos membros inferiores. Em cada perna existem duas safenas, uma que começa no tornozelo (parte interna do pé) e vai até a virilha (safena magna), e a outra que começa no tornozelo (parte externa do pé) e, geralmente, termina na dobra do joelho (safena parva).
As safenas saudáveis conduzem o sangue das pernas para os segmentos mais proximais, ou seja, para as partes mais altas do corpo. Entretanto, essas veias podem dilatar, o que prejudica o funcionamento de suas válvulas e a condução do fluxo no sentido correto – ocorre o que chamamos de refluxo nas veias safenas.
As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem varizes, ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas. Algumas veias podem ficar dilatadas e serem identificadas pelo toque.
Para confirmar a presença das veias doentes, a avaliação de um angiologista é necessária. Também deve ser utilizado um exame de imagem com ultrassom com doppler, que permite a identificação da veia, a quantificação da sua dilatação e se há refluxo ou não.
A partir desse diagnóstico e de uma avaliação detalhada do quadro clínico, pode ser indicada a termoablação da veia safena magna, veia safena parva, ou ambas. Lembrando que, nem toda safena insuficiente precisa ser tratada!
Como funciona a termoablação da veia safena
Em muitos casos, a termoablação de veia safena é a primeira opção para o tratamento das veias safenas, uma vez que o procedimento é menos invasivo, seguro e promove ótimos resultados. Em relação à cirurgia, a recuperação pós-operatória é muito mais rápida e menos dolorosa, diminuindo as chances de aparecerem hematomas, inchaço e sintomas decorrentes de lesão do nervo.
Através de uma punção guiada por ultrassom, um cateter é introduzido dentro da veia. Observem no vídeo abaixo que a ponta desse cateter emite calor e cauteriza a veia safena. A veia ocluída pelo laser, posteriormente, é reabsorvida pelo organismo do paciente.
Não existe a necessidade de repouso, apenas alguns dias sem esforços em excesso. O paciente é liberado para casa imediatamente após o procedimento usando uma meia especial e pode retornar no dia seguinte para suas atividades habituais.
Termoablação de safena: preço
Como você viu, a indicação da termoablação de veia safena não é tão simples. É necessária uma consulta, o exame com Doppler e o diagnóstico. Pode ser indicada a remoção da safena magna, parva ou até mesmo as duas, o que promove a variação do preço do procedimento.
Nesse sentido, o orçamento só pode ser definido após uma avaliação do angiologista. Indicamos, desde já, que você escolha um profissional tendo em vista sua experiência, conhecimento e ética, e não o preço. Saúde é o seu bem mais valioso.
Agende uma consulta na CBV Clínica!
Na CBV Clínica, o Núcleo Vascular é coordenado pela Dra. Roberta Vieira, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
Para agendar sua consulta, preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco, via WhatsApp.