Prefere ouvir do que ler? Use o nosso player de áudio e confira o conteúdo na integra!
Homens que possuem “falhas” na barba e que desejam-a mais densa e cheia podem se beneficiar do transplante de barba. Aqueles que gostariam de cobrir cicatrizes em volta da boca também são possíveis candidatos! O resultado é natural, pois o procedimento é feito com os pelos do próprio paciente.
Embora pouco explorado no Brasil, o Núcleo de Tricologia da CBV Clínica realiza este procedimento com excelência. Se você acredita que o procedimento pode ser valioso para você, confira o artigo até o final.
Transplante de barba: como funciona
A técnica de transplante de barba é uma modalidade de transplante capilar: os folículos capilares são retirados de uma região doadora para implantação na área de falha. A técnica utilizada é o FUE (Follicular Unit Extration), no qual os folículos são retirados individualmente, um a um, da parte de baixo do queixo ou da nuca, para relocação na barba. É utilizado um “punch motorizado”, que faz uma micro incisão ao redor de cada unidade folicular, de forma precisa e em toda sua extensão. A anestesia é local. A técnica FUT (remoção em faixa capilar) também pode ser indicada em alguns casos.
Para um efeito natural, é importante que os ângulos de implantação sigam os padrões naturais dos pelos da barba.
Podem ser necessárias uma ou mais sessões, a depender das expectativas do paciente.
Nos primeiros cinco dias depois do procedimento, pequenas crostas se formam ao redor dos fios recém-transplantados. Como se trata de uma técnica sem cortes e pontos, o paciente fica apenas com microcicatrizes imperceptíveis no local em que o fio é retirado. Depois de cicatrizado, o fio seguirá seu fluxo de crescimento como um pelo normal e o paciente pode, inclusive, raspar a barba, caso queira.
Transplante de barba: antes e depois – o que esperar?
Embora o paciente possa ter uma prévia dos pelos curtos implantados, o resultado final do procedimento demora cerca de três meses para aparecer. Isso porque depois de alguns dias de implantada a haste do pelo cai, e então só começa a nascer novamente depois desse período.
Quanto ao resultado final, isso vai depender do paciente e suas expectativas. Em alguns casos, o desejo pode ser uma barba densa e cheia, e, em outros, o objetivo é apenas cobrir uma cicatriz, como um lábio leporino, por exemplo. Logo, a única maneira de responder como você estará depois do procedimento é alinhando suas expectativas com o especialista.
Quem pode realizar o procedimento?
Via de regra, qualquer homem que tenha o desejo de ter a barba mais “cheia” pode realizar o procedimento. Pacientes que após acidentes ou cirurgias ficam com falhas de cicatrizes planas podem se beneficiar do procedimento. É imprescindível que o paciente tenha fios na área doadora de bom calibre para dar volume na região que os folículos forem transplantados. Além disso, doenças dos folículos e autoimunes devem ser excluídas. Contudo, isso só pode ser avaliado por um especialista.
Cuidados após o procedimento
Mesmo que minimamente invasivo, é preciso que alguns cuidados sejam tomados depois do transplante de barba, para garantir a segurança do procedimento. São eles:
- Não raspar a barba nas três semanas seguintes do procedimento.
- Evitar exposição solar – principalmente sem proteção – no primeiro mês.
- Ter cuidado para não encostar ou friccionar a área dos enxertos nos primeiros dias.
Transplante de barba: custo
O assunto “transplante de barba: preço” é um dos mais buscados, mas, infelizmente, não é possível dizer exatamente qual é o valor, pois isto vai depender da expectativa do paciente, que, como você pôde perceber, influencia diretamente no número de sessões necessárias. Todavia, lembre-se de escolher um especialista qualificado, principalmente por se tratar de um procedimento que deve ser minuciosamente executado com excelência.
Agende sua avaliação com nossos especialistas!
Para agendar o seu horário, você pode entrar em contato conosco via WhatsApp.