Vasinhos no rosto: Como tratar essas pequenas imperfeições

Tem preferência por ouvir o conteúdo? Use o nosso player exclusivo e escute o conteúdo na íntegra!

Telangiectasia é o nome científico para um problema bem comum: veias finas que aparecem na pele, o que muitos chamam de vasinhos no rosto e até de aranhas vasculares.

Geralmente, afetam áreas como o nariz, queixo ou as bochechas, e pode ser acompanhado de ligeira sensação de coceira ou dor. Neste artigo, falaremos sobre causas, prevenção e tratamentos. Vamos?

Vasinhos no rosto: por que acontece?

A telangiectasia no rosto é uma alteração comum nas peles claras e consiste na proliferação dos capilares sanguíneos, que são vasinhos avermelhados presentes em áreas mais visíveis e sensíveis da face.

Embora não sejam conhecidas as verdadeiras causas da condição, na maior parte dos casos, é um problema benigno agravado pela exposição solar que não traz qualquer risco para saúde, além de um desconforto estético. 

Outros fatores que aumentam as chances de alteração, são:

  • Envelhecimento natural da pele;
  • Genética (antecedentes familiares);
  • Obesidade;
  • Traumatismos;
  • Exposição prolongada ao calor ou frio excessivo;
  • Uso de anticoncepcional;
  • Uso contínuo de corticóides;
  • Tabagismo
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Uso frequente de cremes dermatológicos a base de retinóides.

Mulheres grávidas ou pessoas com acne e feridas cirúrgicas na região da face, também podem desenvolver vasinhos vermelhos no rosto. Por serem mais sensíveis, as peles mais claras também têm maior predisposição. 

Em raríssimas situações, este é um sintoma de uma doença dermatológica ou sistêmica. Quando é o caso, pode estar associada à rosácea, doença de Sturge-Weber, síndrome de Rendu-Osler-Weber, doenças do fígado ou telangiectasia hemorrágica hereditária.

Além dos vasinhos, outra condição vascular recorrente na face é o aparecimento de veias azuladas e dilatadas abaixo dos olhos, na região temporal e na testa. Na maioria das vezes, são veias normais, mas podem trazer desconforto estético e podem ser tratadas. 

Telangiectasia no rosto: Prevenção

Em primeiro lugar, o protetor solar deve ser um hábito diário. De preferência, a partir de FPS 30, independente da sua idade. Aliado a ele, você pode usar a vitamina C, um potente antioxidante e clareador, que pode ser aplicada antes do protetor. 

Levar um estilo de vida saudável também é uma ótima maneira de se prevenir. Tabagismo, obesidade e bebida alcoólica em excesso são alguns dos fatores desencadeantes e, por isso, ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável, sem dúvidas ajudarão a evitar os vasinhos do rosto.

Manter a pele hidratada também é fundamental. E nada de se automedicar ou se submeter a procedimentos sem o acompanhamento de um profissional sério e capacitado, hein? Isto pode causar um processo inflamatório intenso e, por consequência, o surgimento das “aranhas vasculares.”

Uma dúvida frequente: vasinhos são varizes no rosto?

Vasinhos e varizes são um pouco diferentes. Variz é a dominação das veias tortuosas e dilatadas. Vasinhos são varizes de pequeno calibre e, por isso, ganharam até uma denominação popular de “microvarizes”. 

Tratamentos

Existem muitas abordagens diferentes para tratar a telangiectasia facial. Geralmente, os médicos variam suas abordagens de acordo com o tipo de vaso, que incluem veias individuais distintas de ½ mm a 1 mm de tamanhos, veias maiores e/ou veias profundas. 

Portanto, frisamos a importância de visitar um profissional capacitado, para, antes de mais nada, avaliar detalhadamente a condição de cada paciente e, assim, propor o tratamento com maior potencial de resultado.

Dito isto, vamos aos tratamentos. 

Plataforma XEO

XEO é a mais completa plataforma de laser e luz intensa pulsada (LIP), que permite a combinação de tratamentos  para envelhecimento, rugas, manchas e vasinhos.

Para tratá-los, utilizamos a ponteira Coolglide vascular, de laser Nd Yag 1064 nm, usado para tratar pequenos vasos nos membros inferiores e no rosto, melhora a uniformidade da pele.

Laser 

Em contato com a pele, o laser faz com que a luz emitida seja seletivamente absorvida pelas células vermelhas, dentro dos vasos sanguíneos. Ocorre, então, um processo inflamatório e cicatricial dentro dos vasos, eliminando-os, sem gerar danos aos tecidos ao seu redor. Em suma, o laser atua queimando os vasinhos. 

O procedimento é realizado no consultório e o paciente pode retornar às suas atividades no mesmo dia, já que se trata de um procedimento não invasivo. Todavia, é normal que haja vermelhidão e um pouco de edema na pele, que se cicatriza em cerca de uma semana.

Agende uma consulta na CBV Clínica!

A CBV Clínica conta com um Núcleo Vascular, coordenado pela cirurgiã vascular Dra. Roberta Vieira. Com estrutura tecnológica completa para procedimentos minimamente invasivos, o paciente também conta com um aparelho de realidade aumentada, para um diagnóstico completo.

Em um primeiro momento, será feita uma avaliação individual, para entender qual é o tratamento indicado para você, especificamente. Caso seja necessário, podem ser usadas técnicas combinadas, sempre para a obtenção do melhor resultado.

Para entrar em contato conosco, você pode preencher o formulário abaixo ou enviar uma mensagem, via WhatsApp.

Sobre o
Autor

Dra. Roberta

Vieira

Expertise em diagnóstico e tratamento de doenças venosas, linfáticas e Lipedema

CRM-MG 37.494 / RQE Cirurgia Vascular 50343

Publicações
Relacionadas